sexta-feira, 1 de março de 2013

DEUS CUIDA DE VOCÊ E DE MIM!

Pastor Sérgio Freitas

Salmo 23. 

Vivemos dias difíceis na face da terra,  dias de incerteza, opressão espiritual, dias de angústia e frustração, dias de solidão. Nestes momentos nos sentimos sozinhos, sem ninguém para nos ajudar, mesmo que estejamos rodeados de amigos e família, porém,  parece que nada e ninguém pode nos ajudar. 

O Rei Davi, autor deste salmo, registra um maravilhoso e eterno testemunho:

O Senhor é o meu pastor!
Depois de passar por várias guerras, lutas, rebeliões, graves problemas familiares e muitas coisas mais, ele olha para trás e percebe que Deus sempre estivera ao seu lado, cuidando dele. Ao dizer: "O Senhor é o meu pastor", na verdade ele está dizendo: Deus cuida de mim! 

Na sua juventude ele tinha sido um pastor de ovelhas, por isso, para retratar o cuidado de Deus sobre a sua vida, o rei Davi traça vários paralelos entre Deus e um pastor de ovelhas exemplar: 

1. Deus supre as necessidades básicas dos seus filhos.
"O Senhor é o meu pastor, nada me faltará" - v.1


Um bom pastor jamais deixava faltar água e alimento para suas ovelhas. Foi o próprio Jesus quem garantiu: “Não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? Ou: Que havemos de beber? Ou: Com que havemos de vestir... Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso”.  (Mt 6.31-32). Tranqüilize seu coração: Deus cuida de você e de mim!

2. Deus conduz os seus filhos. 
"Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome" vv. 2-3.

Um bom pastor jamais deixava de conduzir suas ovelhas. Sempre à frente, garante-lhes  segurança. O profeta Isaías afirma: “O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham”. (Is 58.11). 

Precisamos ser honestos e admitir que às vezes nos sentimos desorientados; mas, uma coisa eu aprendi neste caminho: A direção de Deus em minha vida é como os sinais de trânsito: Uma placa de cada vez, no ponto certo do trajeto. Portanto, caminhemos com fé, até encontrarmos a próxima "placa", a próxima orientação. Não sofra: Deus cuida de você e de mim!

3. Deus protege os seus filhos 
"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam" - v.4

Um bom pastor jamais deixava de proteger suas ovelhas, lutando contra lobos, ladrões e chacais. Mais uma vez, é o profeta Isaías quem nos conforta: “Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritam contra ti; tornar-se-ão em nada; e os que contenderem contigo perecerão. Quanto aos que pelejam contigo, buscá-lo-ás, mas não os acharás; e os que guerreiam contigo tornar-se-ão em nada e perecerão. Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei. Não temas, ó bichinho de Jacó, nem vós, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel”. (Is 41.11-14).
Não temas: Deus cuida de você e de mim! 

4. Deus mantém com seus filhos uma relação de amizade. 
"Preparas uma mesa perante mim, na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda" – v.5

(Obs.:
Preparar uma mesa na presença dos inimigos e ungir a cabeça com óleo, eram partes de um antigo costume que anunciava que ali havia uma aliança, uma forte amizade entre aquelas pessoas).

Um bom pastor mantinha com suas ovelhas uma relação de confiança e amizade. O próprio Deus, na pessoa de Cristo diz: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer”. (Jo 15.15)

Alegrem-se, pois, além de suprir nossas necessidades, Ele quer nos conduzir e nos proteger, Deus quer manter conosco uma relação de amizade! 

5. Deus age com bondade e misericórdia para com seus filhos
"Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias" - v.6 

 Há um registro de um desses momentos em que a misericórdia de Deus se manifesta na vida de um homem – o endemoninhado geraseno: “Jesus, porém, não lhe permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes o quanto o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti". (Mc 5.19)

“Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas, se alguém entrar por mim, salvar-se-á e entrara e saíra e achara pastagens”. Porque eu sou a porta e se alguém entrar por salvar-se-á. O Ladrão vem senão para roubar, matar e destruir, eu vim para que tenhais vida e as tenha com abundância. Eu sou o bom pastor e o Bom pastor da a vida por suas ovelhas. (Jo 10.6) 

Regozije-se, pois Deus se importa com seus Filhos: Deus cuida de você e de mim!

O nosso Deus é o Deus: 
- Que supre;
 
- Que conduz; 
- Que protege; 
- Que mantém uma relação de amizade, e;
- Age com bondade e misericórdia para com seus filhos. 

Aleluia! Confiemos e nos alegremos no Senhor!

Pr. Sergio Freitas
Assembleia de Deus
Mission Intl Ministry
Copyright

Nenhum comentário:

Postar um comentário