terça-feira, 20 de novembro de 2012

TEMPO DE PROSPERIDADE E TEMPO DE PERDAS NA VIDA DE MEFIBOSETE - PARTE I

Tempo de Prosperidade na vida de Mefibosete

Mefibosete, seu nome significa  “vergonha destruidora”, ele pertencia a tribo de Benjamim.

- Mefibosete tinha uma família
Tinha avô, tinha pai, irmãos, tios, primos, etc.

- Mefibosete tinha saúde
Nasceu com saúde, fisicamente perfeito.

- Mefibosete tinha bens
Sua família, como toda família de pessoas nobre, tinham prosperidade: terras, casas, servos, riquezas, etc.

Mefibosete tinha status
Nasceu rico, em um palácio, numa família real: era neto de Rei e filho do príncipe  herdeiro do Trono de Israel, provavelmente, um futuro brilhante o aguardava. Mas os tempos mudam na vida das pessoas: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: Há tempo de nascer, e tempo de morrer...tempo de chorar e tempo de irir... tempo de buscar e tempo de perder...Tudo fez formoso a seu tempo’. ( Ec 3. 1-11). Agora,  na vida de Mefibosete, chegou o tempo das perdas...


Tempo de perdas na vida de Mefibosete

- Perdeu a Família
Na guerra contra os filisteus perdeu parte de sua família: perdeu seu avô, o rei Saul, perdeu seu pai, Jônatas, seus dois tios: Abinadabe e Malquisua. Tempos depois, os gibeonitas enforcaram mais sete pessoas de sua família. (II Sm 21.1-14).

- Perdeu a Saúde
Ficou coxo muito pequeno, devido a um queda:  “Era da idade de cinco anos quando as noticias de Saul e Jônatas chegaram de Jezreel. A sua ama o tomou, e fugiu, mas apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo” (II Sm 4.4) .

-  Perdeu os status
Saiu do palácio e foi levado para uma cidade chamada Lo Debar (Lugar sem pasto), na cidade de Manasses, da outra banda do Jordão,  lugar bem longe, onde havia sequidão e miséria, os habitantes eram todos mendigos ou doentes

-  Perdeu os bens
Saul, seu avô, reinou 40 anos sobre Israel, agora o reino passou para as nas mãos de Davi, assim também como os terrenos, casas, servos, servas, riquezas e tudo  mais... f(II Sm 7,9,10). A casa de Saul se enfraqueceu e a casa de Davi se fortaleceu no poder. (II Sm 3.1) Agora, Mefibosete, um descendente da família real,  vivia em Lo Debar de favor,  na casa do Maquir, um rico proprietário.

- Perdeu a estima 
As perdas sofridas, as mortes, a doença, o deserto, deixou o moço profundamente  complexado. Seu estado psicológico e emocional ficaram abalados. Haja  alma humana para suportar tantas perdas, para suportar tamanha dor.  Se via como um “cão morto” (II Sm 9.8), um insignificante. Mas, Deus decidiu mudar o “cativeiro” do  jovem Mefibosete, e usou seu servo, o Rei Davi, para abençoa-lo. Deus haveria de restituir tudo que ele havia perdido. Chegou o tempo de cantar, de abençoar, de rir, de se alegrar!

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário