quarta-feira, 14 de novembro de 2012

QUANTOS DE NÓS, AINDA, SOMOS ANALFABETOS FUNCIONAIS?


14 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

Como EDUCADORA , este é um dia especial!


O QUE É UM ANALFABETO FUNCIONAL?

1) É a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas.

2) Também é definido como analfabeto funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior de escolaridade.


QUAIS DOS NÍVEIS NOS ENCAIXAMOS?

Nível 1 – ALFABETIZAÇÃO RUDIMENTAR: leem e compreendem títulos de textos e frases curtas; sabem contar, têm dificuldades com a compreensão de números grandes (Ex. 123.000.000.000,00) e em fazer as operações aritméticas básicas (somar, subtrair, multiplicar e dividir.

Nível 2 - ALFABETIZAÇÃO BÁSICA: leem textos curtos, mas só conseguem extrair informações esparsas no texto e não conseguem tirar uma conclusão a respeito do mesmo; e também conseguem entender números grandes, conseguem realizar as operações aritméticas básicas, entretanto sentem dificuldades quando é exigida uma maior quantidade de cálculos, ou em operações matemáticas mais complexas.

Nível 3 - ALFABETIZAÇÃO PLENA: compreende aqueles que detêm pleno domínio da leitura, escrita, dos números e das operações matemáticas (das mais básicas às mais complexas).


SERÁ QUE SOMENTE O TIRIRICA É ANALFABETO FUNCIONAL NO BRASIL?
Muitos brasileiros riram às custas do Deputado eleito,  Franscisco Everdo Oliveira Silva (PR),  o Tiririca. Segundo o Instituto de Medicina Social e de Criminologia, ele foi apontado como analfabeto funcional, havendo dificuldade de interpretar textos, compreender números e ter um vocabulário pobre, etc. Entretanto, devido a sua dedicação, e para surpresa de muitos, ele foi eleito um dos melhores Deputados do ano.

APENAS 25% DA POPULAÇÃO DO BRASIL SE ENCAIXAM NO NÍVEL 3 DA ALFABETIZAÇÃO PLENA
Apenas 1 (um) a cada 4 (quatro) brasileiros  são plenamente alfabetizados,  ou seja,   25% da população - 50 milhões - se encaixam no nível 3,  o restante - 150 milhões de brasileiros - se encaixam como analfabetos e nos níveis 1 e 2 de alfabetização.

“Um País é pobre, educacionalmente, quando os seus cidadãos "manquejam" sobre o caminho das letras”. (Isabel Lima)


FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário