terça-feira, 18 de setembro de 2012

FUNÇÃO DO GOVERNO PARA COM O POVO

A função do Governo Humano, como foi instituída por Deus é tripla: proteger, punir e promover.

a) Função de Proteger
Após a queda de Adão, ficou obvio que  as civilizações precisariam de Leis que as protegessem do caos e da desordem como conseqüência natural do pecado. Um exemplo dessa função de proteção é vista em Atos 21.27-37, onde os soldados Romanos interferiram e salvaram Paulo de ser assassinado por seus próprios compatriotas na cidade de Jerusalém.

b) A Função de Punição
Tanto o Apóstolo Paulo como Pedro abordaram esta função do Governo:  “Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más...Faze o bem e terás louvor dela...pois não traz debalde a espada; por que é ministro de Deus e vingador para castigar o que faz o mal” (Rm 13.3-5)

 “Sujeitai-vos, pois a toda ordenança humana por amor ao Senhor, quer ao rei, como superior; quer aos governadores, como por ele ele enviados para castigo dos malfeitores e para louvor dos fazem o bem.” (I Pe 2.13,14)

c) Função de Promoção
O Governo Humano deve promover o bem estar geral da comunidade onde há uma Lei em vigor, “para que todos tenhamos uma vida quieta e sossegada” (I Tm 2.1,2). O Lema da nossa Bandeira é “Ordem e Progresso”, é preciso autoridade para manter a ordem que é essencial ao progresso.

Os Limites de César
Os limites de César terminam onde começam os de Deus. “Daí a César o que é de César (campo civíl), daí a Deus o que é de Deus (campo espiritual). O Rei Nabucodonosor exigiu de seus súditos o que pertencia somente a Deus – a adoração. (Dn 3.4-6). No  passado (Dn 6.5-9) e ainda  hoje, em muitos Paises, o Estado coloca-se entre o cristão e a sua relação com Deus.

Aviso de Deus aos Parlamentares
- “Ai dos que decretam leis injustas,
-  E dos escrivões que escrevem perversidade,
-  Para privar da justiça os pobres,
-  E para arrebatar o direito dos aflitos do meu povo
-  Despojando as viúvas
-  E roubando os órfãos” (Is 10.1,2)
- “...Que faria eu quando Deus se levantasse? (Jó 31.13,14) 
- “Chegaram os dias de castigo, chegaram os dias de retribuição.” (Os 9.7).

(Continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário