terça-feira, 7 de agosto de 2012

CANTARES DE SALOMÃO - PARTE II

CÂNTICO DOS CÂNTICOS, significa “o mais excelente dos Cânticos”. É a Expressão  maior da poesia que nasce entre um homem e sua mulher. Salomão foi seu escritor e identifica-se com o noivo, a noiva é a Sulamita. É um Cântico Nupcial, mas de cunho Espiritual, tipifica o amor de Deus e  Israel, e o amor de Cristo e a Igreja. É um livro Santo, totalmente inspirado pelo Espírito Santo de Deus. Mostra-nos sobre a excelência do amor.

A NOIVA DE CRISTO É IMACULADA

- A pureza da noiva
A noiva, Sulamita, ouve a voz de Salomão, o noivo amado: “Abre-me, minha irmã, amada minha, pomba, minha imaculada.” (Ct 5.2). Ele a chama de “minha imaculada”, isto é, sem mancha, sem mácula, ela é moralmente pura, é um jardim fechado, fechado e trancado contra tudo o que poderia separá-la do noivo.
 “amor  livre” é um termo utilizado por muitos jovens que rejeitam o casamento e defendem a idéia que tanto como homens como mulheres têm direito ao prazer sexual. Quantos jovens cristãos hoje acreditam nestas mentiras de Satanás e se casam já manchados pelo pecado. A igreja, noiva de Cristo, também necessita desta pureza moral: “As obras da carne são  conhecidas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia”. (Gl5.19).  Os pecados de ordem moral são: prostituição, impureza e lascívia, que é o oposto da santificação, na qual Deus Filho requer de sua noiva, a igreja:

- Prostituição – imoralidade sexual de todas as formas: quadros, filmes, internet, publicações, etc. Muitos cristãos estão manchando suas mãos, seus olhos, seus ouvidos,  com o pecado da prostituição.

- Impureza – pecados sexuais, atos pecaminosos, vícios, maus pensamentos, desejos do coração. O nosso Deus é Onisciente, Ele tudo sabe, Ele tudo vê..

- Lascívia – sensualidade: é a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a decência: palavras, olhares, andares sensuais, roupas insinuantes, etc. Roupas que não fazem jus ao templo do Espírito Santo que em nós habita. Sempre que eu coloco uma roupa: seja blusa, calça, saia, vestido, olho no espelho e pergunto a mim mesma: estou glorificando a Deus com este meu vestuário?

- Santificação Jesus quer a sua noiva separada do mundo, apartada do pecado. Há uma “doutrina” ensinada por alguns cristãos de que "Deus só quer o coração". A  Bíblia não ensina tal doutrina: “O mesmo Deus de paz vos santifique completamente. E todo o vosso espírito, alma e corpo sejam conversados irrepreensível até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. (I Ts 5.23). Deus requer que o do homem seja irrepreensível na sua totalidade: espírito, na qual temos comunhão com Ele;  alma:  pensamentos,  sentimentos e vontades e corpo, pois este é santuário do  Espírito Santo, lugar consagrado pela presença de Deus, lugar onde a presença de Deus é localizada. 

Nós, igreja, como noiva do Cordeiro devemos nos fechar para o pecado,  não abrir-lhe a porta, brechas necessitam serem tapadas,  devemos vigiar quanto aos pecados acima citados, de ordem moral, na qual derrubou e tem derrubado grandes homens de Deus, inclusive  homens que fazem parte da galeria dos heróis da fé. Que o Senhor Jesus, o Noivo amado, nos conceda de sua graça para que possamos fazer a nossa parte, lutando contra a nossa carne, um terrível gigante nesta área, para que não caiamos nesta terrível armadilha. “Sede sóbrios, vigiai, O vosso adversário, o diabo, anda ao derredor, rugindo com oleão, buscando a quem possa tragar”. (I Pe 5.8).

 O Noivo  irá apresentar ao Pai uma noiva pura
“...Cristo amou a igreja, e si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, a fim de apresenta-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreenvel.” (Ef 5.52,26)

- A noiva necessita desta pureza para ver o Noivo
“Sede vos também santos em todo o vosso procedimento,...sede santos porque eu sou santo”. (I Pe 1.15,16).  “Quem é santo, santifique-se mais ainda.” (Ap 22.11)
Nos cristãos necessitamos proceder com pureza, sem a mancha do pecado em nossas vidas, pois “sem a santificação ninguém verá o Senhor”. (Hb 12.14a).

                                                          
Escrito por:
Maria Isabel da Silva Lima
Copyright

Fontes:
Bíblia de Estudo Pentecostal
PEARLMAN, Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. ed.  Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário