quinta-feira, 12 de julho de 2012

OLHOS MAUS E OLHOS BONS

"A lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá  luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas" (Mt 6. 22,23).

OLHOS MAUS
Olhos que estão cheios de adultério (II Pe 2;14), impureza, inimizades, porfias, heresias, invejas, bebedices, etc (Gl 5. 19-21). Olhos de um cristão carnal, cuja vida é dominada pelas obras da carne.

Olhos que estão postos continuamente no outro, que repara no argueiro que está no olho do irmão, e não vê a trave que está no dele (Mt 7. 3). Olhos que veem somente horizontalmente, só o que está à sua volta. Geralmente, a tendência humana é ver no outro o que se é: se a individuo é  ganancioso, ele  pensa que todos também o são; se é invejoso, ele vê inveja por toda parte, se é desonesto, ele desconfia de tudo e de todos, etc. Olhos que só veem maldade em tudo e em todos, mesmo que o outro seja bom.  (Mt 20.15).

Porém, que o Espirito Santo de Deus possa ungir os nosso olhos e tirar de nós toda iniqüidade e purificar o nosso pecado, pois,  somente assim poderemos ver  o Rei, o Senhor dos Exércitos, assentado sobre um alto e sublime trono. (Is 6. 1-7).

OLHOS BONS
Olhos que estão cheios de amor,  gozo,  paz,  bondade,  longanimidade,  benignidade,  bondade,  fé,  mansidão,  temperança (Gl 5.22,23). Olhos de um cristão cheio das virtudes do Espírito Santo. Olhos que estão postos continuamente no Senhor (Sl 25.15).

Olhos que olham para cima, para os céus, e veem àquele que deu a sua vida no cruente madeiro, para que ele hoje tenha uma olhar igual ao de seu Salvador.

Olhos que veem brilho no irmão, não repara o cisco nos olhos do outro: se o outro é invejoso, se é fofoqueiro, se é vaidoso, se é rico, se é pobre, se é feio, se é bonito, etc, isso  é o menos importante, o importante é o Senhor! Assim como Pedro, quando olhamos para o Senhor, conseguimos andar por sobre as águas, mas, quando desviamos o nossos olhos do Mestre e observamos o vento forte, começamos a afundar (Mt 14.29, 30).  O foco é Jesus! Olhando firmemente para Jesus, autor e consumador de nossa fé (Hb 12.2).

Fixemos, pois, o nosso olhar em Jesus: exemplo de amor, de fé, de humildade, de fidelidade,  e a nossa visão irá se aclarando mais e mais até ser dia perfeito. ( Pv  4.18).

Que o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo faça resplandecer o seu rosto sobre nós, para que sejamos irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre as quais resplandeceremos como astros no mundo. (Fp 2.15). Como nós, cristãos, estamos enxergando?

Isabel Lima 


2 comentários:

  1. Querida como foi bom recebê-la em meu espaço.
    Suas palavras muito me incentiva a continuar nesta caminhada de lutas, mas coroada de vitória por Aquele que tem todo poder no céu e na terra.

    O Salmo 119. 105 diz:
    Lâmpada para os meu pés é a tua palavra [farol alto] e luz, para os meus caminhos [farol baixo].

    Excelente reflexão para edificação para o Corpo de Cristo.

    NEle,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  2. grande abraço. está ótimo o espaço. util. agradável. prossiga investindo. ja estou seguindo o blog - lamarque

    ResponderExcluir