segunda-feira, 23 de julho de 2012

DEUS SE COMUNICA CONOSCO!

O nosso Deus fala! Assim como Ele falava com o povo de Israe  ELE continua a falar conosco, sua Igreja. O nosso Deus não mudou: “Porque eu, o Senhor, não mudo” (Ml 3.6),  Ele continua a se comunicar conosco de formas e maneiras variadas. Basta estarmos atentos para ouvi-lO



DEUS SE COMUNICA CONOSCO:

1. Para dar-nos notícias de bênçãos
Deus se comunicou com Maria para dizer-lhe que ela seria a mãe do Salvador, o Messias: “Disse-lhe então o anjo: Maria, não temas...conceberás e darás a luz um filho, e por-lhe-as o nome de Jesus.”  (Lc 1.31)

2. Para desfazer mal-entendido
Deus se comunicou com José sobre a integridade de Maria: “...Ora, o nascimento de Jesus foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes que coabitasse, achou-se grávida pelo Espírito Santo. José seu marido, sendo justo e não querendo difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Projetando ele isto, em sonho lhe apareceu o anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito santo.” (Mt 1.18,19)

3. Para dar-nos livramento de morte
Deus se comunicou com José e Maria para livrar o menino Jesus da morte: “...o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito. Fica-te lá até que eu te avise, pois Herodes há de procurar o menino para o matar.” ( Mt 2.13)

4. Para avisar-nos de castigo divino
Deus se comunicou com o justo Noé para avisá-lo sobre o dilúvio:  “Então disse Deus a Noé: o fim de todos seres humanos é chegado perante mim, pois a terra está cheia da violência dos homens, Destruí-los-ei justamente com a terra...eu trago o dilúvio sobre a terra, para destruir tudo o que tem vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará”. (Gn 6. 13,17)

Deus, também, se comunicou com o injusto rei Belsazar para avisá-lo sobre a sua destruição: “O rei Belsazar deu um grande banquete...mandou trazer os utensílios de ouro e de prata...que estava no templo de Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus grandes, as suas mulheres e concubinas...Beberam o vinho,  e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra. Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escrevia, defronte dos castiçais, na caiadura da parede do palácio real...Esta é a escritura que se escreveu: Mene, Mene, Tequel, e Parsim. Esta é a interpretação: “contou Deus o teu reino, e o acabou. Pesado foste na balança, e foste achado em falta. Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas”. (Dn  5.1,2,4, 25-28)

5. Para converter-nos
Deus se comunicou com Paulo para convertê-lo: “Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele disse: quem és, Senhor? Respondeu o Senhor: eu sou Jesus, a quem tu persegues...Este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, os reis e os filhos de Israel. E eu lhe  mostrarei o quanto deve padecer pelo meu nome”. (At 9. 4,5,15) 

6. Para revelar-nos sobre a obra que ele tem em nossas vidas
Deus comunicou a Abraão que ele seria o fundador da nação escolhida, e, desta nação viria Jesus Cristo, o Salvador do mundo: “Ora, disse o Senhor a Abraão: sai da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Farei de ti uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome, e tu serás um benção. Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.1-3)

Deus comunicou a Moisés que ele seria o líder e libertador do povo hebreu:
“Vem, agora, eu te enviarei a Faraó, para que tires do Egito o meu povo, os filhos de Israel. “ (Ex 3.10)

7. Para direcionar-nos em sua obra
Deus se comunicou com Paulo e Silas para direcioná-los na obra missionária: “Passando pela Frigia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. Quando chegaram à Mísia, tentavam ir para a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu...e Paulo teve, de noite, uma visão em que se apresentava um varão da Macedônia e lhe rogava, dizendo: passa a Macedônia e ajuda-nos!.” (At 16.6-9)

8. Para avisar-nos de sofrimentos, tribulações, aflições...
Deus se comunicou com Paulo, para avisá-lo que a sua ida à cidade de Jerusalém muito sofrimento o aguardava: “...um profeta de nome Ágabo...tomou o cinto de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem a quem pertence este cinto, e o entregarão nas mãos dos gentios.” (At 21.10,11)

9. Para alertar-nos quanto a vigiarmos
Deus Filho – Jesus – se comunicou com Pedro para avisá-lo sobre as artimanhas de Satanás: “Simão, Simão, Satanás vos pediu para vos peneirar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos...Digo-te Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces.” (Lc 22.31,34)

10. Para avisar-nos de nossa partida
Deus se comunicou com Paulo para avisá-lo sobre a sua partida: “Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida esta próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” (II Tm 4.6,7)

Deus se comunicou com Pedro para avisá-lo sobre a sua partida: “Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como nosso Senhor Jesus Cristo já me revelou.” (II Pe 1.14)

Que dádiva, Deus se comunicar conosco! Que estejamos atentos para ouví-lO falar. A comunicação pode chegar até nós de formas e maneiras variadas. Que possamos  perceber, sentir e discernir a sua doce voz a nos falar mansamente...poderosamente.... “Antes, Deus fala uma e duas vezes...Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama, então, abre os  ouvidos dos homens, e sela a sua instrução” (Jo 33.14,15).

Deus tem se comunicado conosco! E nós, temos nos comunicado com Ele?

(Isabel Lima)
Copyright:




2 comentários:

  1. Isabel, mencionei este texto em uma postagem que fiz sobre como o Senhor se comunica conosco.http://salvoselibertos.blogspot.com/2012/11/deus-se-comunica-de-varias-formas-ate.html

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá Marinalva! Deixei uma mensagem para você, em seu blog. Tenha uma excelente semana querida! Beijos.

    ResponderExcluir