terça-feira, 29 de maio de 2012

"ONEOMANIA"- A "DOENÇA" DO CONSUMO

As maiores vítimas são as Mulheres!

“Pessoas que repetidamente estouram seus orçamentos comprando quase tudo o que veem pela frente, tenham ou não necessidade, podem ser uma das vítimas de uma doença chamada - Oneomania".

Oneomania, desejo impulsivo de comprar indiscriminadamente, uma “doença” que atinge as pessoas caracterizadas como “compradoras compulsivas”.  É um tipo de comportamento que o indivíduo é levado a realizar por uma força de coerção interna. É um gesto ou um ato que ele se sente impelido a fazer, mesmo que saiba ser inadequado ou prejudicial, mas está fora de seu controle.

A Necessidade de Comprar
O comprador compulsivo  sente uma necessidade desenfreada de comprar, se ele vai precisar desses produtos ou serviços, não importa,  no momento o que importa é comprar, enquanto está comprando, a pessoa sente alívio e prazer dos sintomas,  passada a eufórica da compra, o desejo de comprar volta rapidamente.

Causas do Consumo Compulsivo
Pessoas carentes,  com baixa estima, sentimento de vazio constante, angustiadas ou ansiosas, tentam preencher ou sufocar essas sensações através da compulsão de comprar. A oneomania também emerge para aliviar sentimentos de grande frustração, vazio e depressão. Também podem ser desencadeadas pelos reveses da vida, tais como: rompimento de namoro divórcio, perdas  afetivas ou materiais.

A Maioria das Vitimas da Oneomania são as Mulheres
Os compradores compulsivos, somam, em média, 3% da população, sendo que o maior número de vítimas está entre as mulheres, Segundo o neuropsicólogo Daniel Fuentes, a proporção é de quatro mulheres para cada homem com a doença. O Hospital das Clinicas de São Paulo,  fez uma pesquisa que em cada 10 mulheres, 3 compram compulsivamente, a maioria delas na faixa dos 18 aos 40 anos de idade.

As Dividas Exorbitantes dos Compradores Compulsivos
Compram exageradamente,  suas dividas chegam a 5 ou 10 vezes mais do que o seu salário: têm vários cartões de créditos, compram em vários locais diferentes, estouram cheques, assinam promissórias e vivem pedindo dinheiro emprestado. O caso fica mais grave ainda quando chegam ao estelionato, falsificando assinaturas e roubando, pelo simples prazer de comprar.

 Reações Físicas dos Oneomaniacos
Os compradores compulsivos,  no período que antecede o comportamento do consumo, têm reações físicas próprias da ansiedade:  batimentos cardíacos se aceleram, a sudorese aumenta, bem como a irritação e a agressividade. a ansiedade só diminui durante o ato de comprar, ou imediatamente após o mesmo. Pouco tempo depois, acontece o sentimento de culpa e o remorso.

O Sentimento de Culpa
O comprador compulsivo usufrui apenas o momento da compra, não o produto. Depois da compra desnecessária vem o sentimento de culpa, e ao chegar em casa, eles caem si, a pessoa percebe que a sua aquisição não passou de um comportamento compulsivo e não valoriza o que comprou, deixando o produto de lado sem utilidade. Novamente volta a necessidade de procurar novas ofertas.” Semeais muito, e recolheis pouco. Comeis, mas não vos saciais. Vestis-vos, mas ninguém se aquece. O que recebe salário, recebe-o num saco furado.” Ag 1:6

Procurar Tratamento Médico
A psicoterapia, o acompanhamento médico e a utilização dos remédios adequados trazem bons resultados, também foi criado um grupo conhecido como Devedores Anônimos para auxiliar as pessoas que sofrem da oneomania.


PODE UM CRISTÃO SER ONEOMANÍACO

 

Sim, é possível um cristão ser oneomaníaco,  comprar compulsivamente, assim como é possível um cristão ser glutão, invejoso, impuro, etc.

 

 Espírito Santo Ajuda nas Nossas Fraquezas

Jesus nos deixou o Consolador, o Espírito Santo, Ele sabe das nossas fraquezas, dos nossos pontos fracos, e naquilo em  que não  estamos conseguindo vencer sozinhos, Ele vem em nossa ajuda, “...o Espírito ajuda as nossas fraquezas. Não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nos com gemidos inexprimíveis.“ Rm 8.26 .

 

A Temperança é o Freio de Nossa Vida

O Espírito Santo implantou o seu Fruto em nossas vidas: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, temperança. (Gl 5:22,23).  Temperança ou autodomínio significa: capacidade espiritual de autocontrolar-se, É o freio de nossa vida (Tg 3:2). O crente temperante é aquele que exerce autocontrole sobre os desejos incontroláveis da carne.

 

Consumismo e Hedonismo

Hedonismo significa “Prazer”, é a teoria que sustenta que o melhor ou o mais proveitoso  que existe na vida é a conquista do prazer e a fuga à dor – Prazer - essência da “felicidade”. O hedonismo não  pergunta:  “É correto fazer isto”, mas pergunta: “Isto me trará prazer?” Há uma tendência hedonista para desculpar, disfarçar o pecado, diminuir a sua gravidade, e perder os parâmetros entre o certo e o errado.  O cristão não deve buscar o prazer a qualquer custo. “Todas as coisas me são licitas, mas nem todas convém...” I Co 6:12a.

Várias são as formas ilícitas na busca desenfreada pelo prazer: fornicações, glutonarias, bebedices, orgias e também consumismo indiscriminado, etc. Muitos cristão têm caído na “armadilha do vicio de consumir”,  “...Negue-se a si mesmo e siga a Jesus...”. Mc 8:33. Não se deixe dominar por esta “armadilha”.



Escrito por:
Isabel Lima


FONTES:
RAMOS, Sonia Pires.Consumismo Impulsivo. Revista Pentecostal.n. p. fev. 2.000.
Lições Bíblica, Jovens e Adultos:
O Fruto do Espírito. CPAD. 1o. Trimestre de 2005.
Verdade Pentecostal. CPAD. 1o. Trimestre de 1998.
Artigos da Internet:
Oneomania atinge principalmente as mulheres.
LEMOS, Maria Rita.“Devo, não nego”...
http://www.gazetadelimeira.com.br/jornaldamulher/ver_comportamento.php?codigo=53

Nenhum comentário:

Postar um comentário